A data em que, por convenção social e comercial, se comemora o Dia dos Pais nos faz refletir sobre qual é, no mundo atual, a função de um pai. Por uma visão bem simplista e básica, podemos pensar que seja a de prover e proteger, mas isto qualquer animal, por instinto, faz por sua prole.
Se formos pensar dentro do contexto humano, e do nível tecnológico e de consciência alcançado pela humanidade, poderemos talvez pensar em dar conhecimento ou, dito de outra forma, conhecimento formal, escolar, pois estaremos, assim, dando a eles uma forma de cada um construir a sua própria provisão e proteção ao longo de sua vida, pois o pai não estará aqui para sempre.
Contudo, mesmo assim, ainda penso que o mais importante que um pai pode dar a um filho é o seu coração, e o que é dar o seu coração? É ser sempre verdadeiro e transparente, dar o que temos de melhor, mas não o melhor em teoria, em frases de efeito, em diversos: "Faça isto e não faça aquilo", principalmente quando estas palavras são ditas em momentos de tranqüilidade e na ausência de problemas; nestes momentos qualquer um consegue ser pregador de bons conselhos. Já as palavras sinceras e verdadeiras são as que saem de nossas bocas nos momentos de forte emoção e frente a graves dificuldades.
No entanto, acredito que você que está lendo este texto é, como eu, um buscador, um irriquieto e inconformado à procura de algo mais do que a simples matéria deste mundo. Partimos todos da certeza de que somos muito mais do que simplesmente matéria, somos, isto sim, energia em potencial e em permanente evolução, digo potencial porque esta evolução depende de nós, depende de nossos "corações", depende do que trazemos em nós: amor ou ódio? Perdão e compaixão ou rancor, preconceito e julgamento critico? Devemos ter consciência de que o que vamos passar para nossos filhos será o que tivermos dentro de nós, só que isto não passará através de nossa bagagem genética ou através de um vírus ou bactéria, passará através do coração. Neste momento, surge a pergunta: mas e se meu coração no momento está carregado de preconceitos, raiva e rancores? Bom, o primeiro passo você já deu, que é ter consciência do que carrega, este é o primeiro passo para iniciar a transformação. Na verdade, temos todos a responsabilidade de estar sempre aperfeiçoando o nosso coração, a nossa energia, o nosso ser, a nossa essência, pois é com ela que verdadeiramente vamos nos comunicar com os outros seres. Se é assim conosco, imaginem com nossos filhos, que vieram de nós.
O MAIOR LEGADO QUE PODEMOS DAR AOS FILHOS É O EXEMPLO DE NOSSAS AÇÕES, QUE NADA MAIS SÃO DO QUE AS VERDADEIRAS MANIFESTAÇÕES DE NOSSOS CORAÇÕES.
R Vargas
Grande Vargas Sensei,
ResponderExcluirConcordo integralmente com o conteúdo do texto.
Omar
Grande Paizão!! Valeu todos os exemplos ate hj. Muita Luz, Amor e Saude...Beijo, Marcio.
ResponderExcluir