ÁGUA
O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade: entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. Acima de 60 anos, o humano segue sua desidratação. No próprio corpo humano, os teores de água variam. Os órgãos com mais água são os pulmões (mesmo se vivem cheios de ar) e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água. *
Kawai Sensei várias vezes comparou o ser humano à água.
A água que desce a montanha está sempre em movimento. Ela é pura, leve e límpida.
A água parada, por outro lado, fica podre. Ela cheira mal, possui coloração escura e contém vários organismos, como larvas de insetos, bactérias, dentre outros.
As diferenças entre as pessoas que se movimentam e as sedentárias, porém, não ocorrem apenas no nível físico. As pessoas que não se movimentam tendem, além de gradativamente entrar em processo de deterioração, a apresentar vários distúrbios de humor como, por exemplo, depressão.
Esse é um ensinamento que deve ser levado em conta durante toda a vida.
Omar Rösler
* Água na natureza, na vida e no coração dos homens
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por postar seu comentário, sua opinião é muito importante.