sábado, 19 de fevereiro de 2011

Perfil: Ono Sensei, o caminho de um mestre de aikidô

Kenji Ono nasceu em Tóquio no dia 1º de outubro de 1925. Ele chegou ao Brasil com oito anos, acompanhando seus pais, em uma das primeiras levas de imigrantes que se dirigiram ao interior de São Paulo para trabalhar nas lavouras. A primeira cidade brasileira em que morou foi Morro Agudo, a 395 km da capital paulista. Desde cedo interessado em artes marciais, já era faixa preta de judô quando o aikidô chegou ao Brasil.

Fascinado com as primeiras demonstrações públicas, foi o sexto aluno a se matricular na academia de Kawai Shihan, introdutor do aikidô na América Latina. De Kawai Sensei recebeu o nome Keizen Ono Sensei.

Dono de uma técnica única, Ono Sensei começou a pesquisar o ki por meio de exercícios de respiração. “Como não tinha força física, tinha de pesquisar um modo de aplicar a técnica. Acabei percebendo que o aiki (força que une o homem a Deus e à natureza, segundo o mestre) acaba por complementar a força física”, conta.

Lecionando desde 1966, Ono Sensei formou muitos professores de aikidô do Brasil. Em uma missão que considera sagrada, continua aos 85 anos a ministrar suas aulas quase diariamente em seu dojo no bairro da Aclimação, em São Paulo (SP).

Depois de presenciar um treino com Ono Sensei, Made in Japan conversou com o mestre. Confira AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar seu comentário, sua opinião é muito importante.