O Mestre dos Mestres

O Mestre dos Mestres
M. Ueshiba - O Sensei - Grão Mestre
Google

Visita à Passo Fundo em 26/02

SEJA BEM VINDO

Este Blog é dedicado às pessoas cuja motivação de vida seja o crescimento como ser humano. Admitindo-se que este passa pela opção de valorizar o SER em detrimento do TER e também pela difícil opção consciente que todos os grandes mestres pregam, que é a necessidade de priorizar em primeiro lugar o seu ser, pois este só poderá ser produtivo para os outros na medida em que estiver bem nos planos; físico, mental e espiritual.

Para publicar comentário, em um dos Post, CLIK em comentários, abaixo do texto escolhido.
POSTAGENS
Logo abaixo você sempre encontrara os três ultimos textos publicados.
Para recuperar textos mais antigos, navegue até o final do Blog e clik no link "Postagens mais antigas"

segunda-feira, 7 de maio de 2007

O PODER DA DECISÃO RÁPIDA

"Quando há conflito interno, há indecisão. Quando há indecisão, há demora. Quando há demora... a vida acaba". ( Robert Stevenson )


No Dia a Dia estamos constantemente dependendo de nossa capacidade de decidir.
Diariamente temos que decidir. Desde coisas banais como: que roupas usar, o que comer no Café da manhã ou qual o melhor trajeto que farei para fugir do engarrafamento do trânsito, etc. Também passando por questões mais delicadas, tais como, decisões que envolvam relacionamentos afetivos e decisões que, de alguma forma, afetam outras pessoas, no âmbito social ou profissional. Mais ainda, por questões cruciais quando de sua opção e ação diante de um perigo iminente, depende, em vários níveis, a sua vida ou a vida de outros. Esta capacidade de decidir deve ser encarada como uma habilidade a ser desenvolvida, como toda habilidade ela influirá na nossa qualidade de vida, pois qualificará a nossa capacidade para escolher amigos, e transformá-los em amizades duradouras, assim como, ajudará também em nossa capacidade de resolver conflitos.
Por ser uma habilidade, a capacidade de decidir deve, necessariamente, ser treinada. Necessariamente, por que não existe um momento igual a outro na vida. Devemos ao mesmo tempo cultivar e exercitar a capacidade de decisão e estar aberto, a todo o instante, a rever nossas decisões quando necessário, procurando sempre a solução mais ecológica.
Como podemos treinar a nossa capacidade de decisão?
A construção de uma “maestria”, nesta habilidade, inicia-se pela prática de decidir rapidamente nas pequenas questões. Para criarmos o habito de confiar em nossa sabedoria interior, devemos reforçar a confiança em nosso poder de decidir rapidamente, sem “pensar”, sem avaliar através de uma analise consciente. Quanto menos interferirmos com o nosso “consciente”, menos estaremos decidindo sob a influência de medos e preconceitos.
Por que grafei a palavra pensar entre aspas? É de uso comum, "linkar" esta palavra, à idéia de uma atividade da parte consciente de nosso Cérebro. Meu entendimento vai por outra linha. Mesmo quando não estamos analisando conscientemente uma determinada questão, ela continua a ser avaliada, cotejada, comparada e analisada por uma parte de nossa essência, que acredito ser muito mais confiável que o nosso consciente. Lembro de algo que li há muitos anos, que teria sido dito por Albert Einstein, “Quando tenho algo de pouca importância para decidir decido a nível consciente, por outro lado, quando trato com algo importante ou muito importante, formulo a questão, a duvida, reforço para mim mesmo a necessidade de uma resposta, e depois esqueço, procuro não pensar mais a nível consciente sobre o problema, quando menos esperar a resposta virá do meu ‘interior’ ”.
Na medida em que a confiança em nosso sistema de decisões for crescendo, poderemos, gradativamente, começar a tomar decisões mais firmes e rápidas em questões cada vez mais complexas.
A METAFORA DO VAZIO, A NÃO MENTE ( O MUSHIN )
Acredito que para um praticante de Aikido, estas colocações não devem soar de uma maneira estranha. Após algum tempo praticando e repetindo uma série de movimentos críticos que dependem de uma decisão rápida, num tempo certo, justo e preciso, onde o não pensar é sempre reforçado como uma condição necessária, o praticante lentamente começa a perceber uma mudança qualitativa em seus movimentos de preservação, principalmente pelo desenvolvimento de sua auto-confiança, pois esta é alicerçada em sua presteza nas decisões. E isto vem de dentro para fora, construído, germinado e frutificado por um lento e paciêncioso trabalho de repetição.
Todas as habilidades corporais ou psico-corporais estão profundamente ligadas à prática. Isto pode ser confirmado em qualquer analise Antropológica de povos e espécies ou da História das artes e dos ofícios destes Povos ou Raças. Porém, o caminho em direção a um ser mais completo e “ecológico”, não acaba com a conquista da habilidade da decisão. Existem outras habilidades a serem desenvolvidas e conquistadas. Destaco uma que está profundamente entrelaçada com a DECISÃO. a FLEXIBILIDADE, saliento esta por ser crucial para o nosso desenvolvimentos, devemos estar abertos, a todo o instante, a rever nossas decisões, quando necessário. Mas isto é assunto para outro texto.
Quais as ações para beneficiar a germinação e o desenvolvimento destas habilidades? Certamente elas não se desenvolvem através da leitura de algum livro de Filosofia ou de Auto-ajuda, de um Vídeo ou outro meio “mágico”. A “mágica” é trabalho, isto é, prática, muita, muita prática. Somente a prática continuada e constante leva à proficiência.


ROQUE C VARGAS F°

Nenhum comentário: