O Mestre dos Mestres

O Mestre dos Mestres
M. Ueshiba - O Sensei - Grão Mestre
Google

Visita à Passo Fundo em 26/02

SEJA BEM VINDO

Este Blog é dedicado às pessoas cuja motivação de vida seja o crescimento como ser humano. Admitindo-se que este passa pela opção de valorizar o SER em detrimento do TER e também pela difícil opção consciente que todos os grandes mestres pregam, que é a necessidade de priorizar em primeiro lugar o seu ser, pois este só poderá ser produtivo para os outros na medida em que estiver bem nos planos; físico, mental e espiritual.

Para publicar comentário, em um dos Post, CLIK em comentários, abaixo do texto escolhido.
POSTAGENS
Logo abaixo você sempre encontrara os três ultimos textos publicados.
Para recuperar textos mais antigos, navegue até o final do Blog e clik no link "Postagens mais antigas"

domingo, 12 de agosto de 2007

SOBRE SER PAI

A data em que, por convenção social e comercial, se comemora o Dia dos Pais nos faz refletir sobre qual é, no mundo atual, a função de um pai. Por uma visão bem simplista e básica, podemos pensar que seja a de prover e proteger, mas isto qualquer animal, por instinto, faz por sua prole.

Se formos pensar dentro do contexto humano, e do nível tecnológico e de consciência alcançado pela humanidade, poderemos talvez pensar em dar conhecimento ou, dito de outra forma, conhecimento formal, escolar, pois estaremos, assim, dando a eles uma forma de cada um construir a sua própria provisão e proteção ao longo de sua vida, pois o pai não estará aqui para sempre.

Contudo, mesmo assim, ainda penso que o mais importante que um pai pode dar a um filho é o seu coração, e o que é dar o seu coração? É ser sempre verdadeiro e transparente, dar o que temos de melhor, mas não o melhor em teoria, em frases de efeito, em diversos: "Faça isto e não faça aquilo", principalmente quando estas palavras são ditas em momentos de tranqüilidade e na ausência de problemas; nestes momentos qualquer um consegue ser pregador de bons conselhos. Já as palavras sinceras e verdadeiras são as que saem de nossas bocas nos momentos de forte emoção e frente a graves dificuldades.

No entanto, acredito que você que está lendo este texto é, como eu, um buscador, um irriquieto e inconformado à procura de algo mais do que a simples matéria deste mundo. Partimos todos da certeza de que somos muito mais do que simplesmente matéria, somos, isto sim, energia em potencial e em permanente evolução, digo potencial porque esta evolução depende de nós, depende de nossos "corações", depende do que trazemos em nós: amor ou ódio? Perdão e compaixão ou rancor, preconceito e julgamento critico? Devemos ter consciência de que o que vamos passar para nossos filhos será o que tivermos dentro de nós, só que isto não passará através de nossa bagagem genética ou através de um vírus ou bactéria, passará através do coração. Neste momento, surge a pergunta: mas e se meu coração no momento está carregado de preconceitos, raiva e rancores? Bom, o primeiro passo você já deu, que é ter consciência do que carrega, este é o primeiro passo para iniciar a transformação. Na verdade, temos todos a responsabilidade de estar sempre aperfeiçoando o nosso coração, a nossa energia, o nosso ser, a nossa essência, pois é com ela que verdadeiramente vamos nos comunicar com os outros seres. Se é assim conosco, imaginem com nossos filhos, que vieram de nós.
O MAIOR LEGADO QUE PODEMOS DAR AOS FILHOS É O EXEMPLO DE NOSSAS AÇÕES, QUE NADA MAIS SÃO DO QUE AS VERDADEIRAS MANIFESTAÇÕES DE NOSSOS CORAÇÕES.

R Vargas

2 comentários:

Omar disse...

Grande Vargas Sensei,
Concordo integralmente com o conteúdo do texto.
Omar

Marcio Kurtz- 48.91130890(silveiradojo@aikido.com.br) disse...

Grande Paizão!! Valeu todos os exemplos ate hj. Muita Luz, Amor e Saude...Beijo, Marcio.