O Mestre dos Mestres

O Mestre dos Mestres
M. Ueshiba - O Sensei - Grão Mestre
Google

Visita à Passo Fundo em 26/02

SEJA BEM VINDO

Este Blog é dedicado às pessoas cuja motivação de vida seja o crescimento como ser humano. Admitindo-se que este passa pela opção de valorizar o SER em detrimento do TER e também pela difícil opção consciente que todos os grandes mestres pregam, que é a necessidade de priorizar em primeiro lugar o seu ser, pois este só poderá ser produtivo para os outros na medida em que estiver bem nos planos; físico, mental e espiritual.

Para publicar comentário, em um dos Post, CLIK em comentários, abaixo do texto escolhido.
POSTAGENS
Logo abaixo você sempre encontrara os três ultimos textos publicados.
Para recuperar textos mais antigos, navegue até o final do Blog e clik no link "Postagens mais antigas"

sexta-feira, 16 de maio de 2008

POR UM “NUMERO DOIS” MAIS ECOLÓGICO


Você sabia que a população dos EUA consome 36.5 bilhões de rolos de papel por ano, o que, representa 15 milhões de árvores?
Além disso, para produzir os papéis, as indústrias consomem cerca de 474 bilhões de galões de água; 253 mil toneladas de cloro para clarear o material e 17.3 terawatts de eletricidade anualmente. Agora imaginem, todo este papel higiênico, depois de usado, indo para o lixo ou muitas vezes indo junto com a descarga, para o esgoto.
No Brasil, segundo o Portal CeluloseOnline, o consumo de papel higiênico no Brasil movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano. Se transformarmos isto em unidades a um preço médio de R$ 0,50, teremos um consumo de aproximadamente 400 milhões de rolos de papel higiênico por ano, o Brasil.(Sobre o Brasil não consegui estatística, se alguem quiser me ajudar com esta informação, pode ficar à vontade.)
Uma outra informação sobre o assunto é que o Exercito Alemão consome aproximadamente 100 milhões de rolos de Papel higiênico, por Ano.
Estas informações todas, nos levam a buscar soluções alternativas para um “Número 2” menos oneroso e menos lesivo ao meio ambiente e com isto, por conseqüência, beneficiando a economia como um todo, a começar pela doméstica.
A solução para isto, esta no Bidê ou no Chuveirinho, que é a solução mais moderna em uso em nosso País. Digo mais moderna para nós porque, como observei no Japão, é uso comum, nas residencias e locais públicos, vasos Sanitários Eletrônicos, que já vem com um sistema moderno de higiene com água, sendo que os mais modernos dispõem até de controle remoto, onde o usuário pode controlar todo o processo: direção, força e temperatura do jato de água para uma higiene tranqüila. Como fechamento de ouro, pode dispor de um jato de ar para a secagem, um luxo só.
Os Praticantes de Aikido, membros do Instituto, que freqüentam o Dojo Central, desde a nossa primeira sede na Barros Cassal, desfrutam das benesses do chuveirinho, e vem sendo alertados sobre o procedimento mais ecológico, divulgado aqui.
Não poderíamos deixar de destacar também o benefício para a saúde. Afinal, a água deixará tudo mais limpo e ajudará nos problemas de pele, prevenindo hemorróidas e outras doenças.
Já disse um Poeta anônimo de banheiros, que: “o banheiro é o lugar onde toda a vaidade se acaba...”. Eu, digo mais, é o lugar onde revelamos os nossos verdadeiros princípios, pois, ali não temos platéia nem testemunhas. É onde travamos desde a puberdade uma solitária e conivente batalha com as forças de nossos instintos mais básicos. Podemos conhecer muito de uma pessoa, pela forma como ela faz uso do banheiro. Assim sendo, podemos cada um de nós, fazer uma auto-análise, através do uso do banheiro.
Venho divulgando há muito tempo, um conceito de ecologia muito simples, e que vale apena lembrar agora. “Ecologia é deixar o lugar, ambiente, coisa ou pessoa, em condições iguais ou melhores do que quando você as encontrou.” Como isto se traduz ao uso do Banheiro? Simples: ao sair, deixe-o em iguais condições de quando entrou, ou, se possível, melhor, mais organizado e mais limpo. Imagine se todos fizessem isto, como o mundo seria melhor! Cada pessoa que conseguisse realmente adotar estas atitudes, estaria causando uma profunda transformação em si mesmo e nos outros. É claro que esta atitude ecológica deve ser estendida a todas as atividades e ambientes, mas, por hora vamos começar por aqui.
Que tal juntar aquele papel que alguém descuidado deixou no chão? Que tal limpar o assento, daquele cidadão que usou o banheiro antes e que ainda não aprendeu que é mais saudável e higiênico urinar sentado, e, que não será menos viril se assim proceder. Pelo contrário, ele terá um sistema urinário e uma Próstata muito mais saudável..... Será que você pode fazer isto...? Vamos parar de reclamar do mundo e das pessoas, fazendo nossa parte. Que tal, começando pelo BANHEIRO?


R. Vargas

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente ponto de vista.