O Mestre dos Mestres

O Mestre dos Mestres
M. Ueshiba - O Sensei - Grão Mestre
Google

Visita à Passo Fundo em 26/02

SEJA BEM VINDO

Este Blog é dedicado às pessoas cuja motivação de vida seja o crescimento como ser humano. Admitindo-se que este passa pela opção de valorizar o SER em detrimento do TER e também pela difícil opção consciente que todos os grandes mestres pregam, que é a necessidade de priorizar em primeiro lugar o seu ser, pois este só poderá ser produtivo para os outros na medida em que estiver bem nos planos; físico, mental e espiritual.

Para publicar comentário, em um dos Post, CLIK em comentários, abaixo do texto escolhido.
POSTAGENS
Logo abaixo você sempre encontrara os três ultimos textos publicados.
Para recuperar textos mais antigos, navegue até o final do Blog e clik no link "Postagens mais antigas"

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SABEDORIA DE KAWAI SENSEI 1

ÁGUA

O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade: entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. Acima de 60 anos, o humano segue sua desidratação. No próprio corpo humano, os teores de água variam. Os órgãos com mais água são os pulmões (mesmo se vivem cheios de ar) e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água. *

Kawai Sensei várias vezes comparou o ser humano à água.

A água que desce a montanha está sempre em movimento. Ela é pura, leve e límpida.


A água parada, por outro lado, fica podre. Ela cheira mal, possui coloração escura e contém vários organismos, como larvas de insetos, bactérias, dentre outros.

As diferenças entre as pessoas que se movimentam e as sedentárias, porém, não ocorrem apenas no nível físico. As pessoas que não se movimentam tendem, além de gradativamente entrar em processo de deterioração, a apresentar vários distúrbios de humor como, por exemplo, depressão.

Esse é um ensinamento que deve ser levado em conta durante toda a vida.

Omar Rösler

* Água na natureza, na vida e no coração dos homens

Nenhum comentário: